>

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Peixe Aranha

Este ano na praia fui pela primeira picada pelo peixe aranha, uma manhã de praia perfeita, muito calor, água quente e maré vazia, vou pela 3.ª vez à água e sinto algo a picar-me o pé, olho não vejo nada., deduzo que seja o peixe aranha, dou um mergulho rápido e vou direto ao apoio de praia, antes que começasse a doer horrores. O nadador salvador, não, não tinha saída da série do Baywatch, meteu spray, disse-me que já era a 3.ª pessoa naquela manhã e que passado 15 minutos estaria melhor!! E, ainda acrescentou para meter o pé na areia quente!! 
Um destes dias encontrei este artigo no site Beachcam, que partilho, pois nunca se sabe quando se pode precisar!! 
Resumindo em caso de picada de peixe aranha:
- Sair da água calmamente em direção ao nadador salvador que há-de apertar o pé no local da picada e colocar o spray (no artigo não são a favor do spray,  mas eu até gostei, porque aliviou e acabei por não teres dores horríveis) 
- De seguida colocar o pé em água quente ou areia quente, para dilatar os vasos sanguíneos e libertar o veneno!!
Mais informações, aqui neste artigo do Beachcam:

"A sua picada provoca uma dor imediata, que pode durar entre 2 a 24 horas.
Existem várias “opiniões” sobre a melhor forma de tratar uma picada deste malfadado peixe, mas seguramente a PIOR coisa a fazer é aplicar o Spray milagroso (Cloreto de Etilo), pois embora as dores acalmem momentaneamente devido ao rápido arrefecimento da zona afetada, isto faz com que os vasos sanguíneos (arrefecidos) se "contraiam" e o veneno fique "estático" no local da picada! Passado o efeito do spray (poucos minutos) os vasos sanguíneos "retornam ao seu tamanho normal" e o que acontece é tudo menos agradável, basicamente a toxina liberta-se e os sintomas não são nada agradáveis sendo o principal uma DOR angustiante, começando no local da picada e alastrando-se, acompanhando a progressão do veneno!
Como tratar a picada de forma eficiente:
- Sair da água da forma mais calma possível e chamar um nadador salvador;
- Espremer o máximo a zona da picada;
- A toxina do peixe-aranha é termolábil (é destruída com alta temperatura), logo são apontadas diversas soluções tais como, colocar o membro afetado em água quente, por estranho que pareça outra solução pode passar por urinar na zona afetada, ou ainda aproximar um cigarro incandescente (muita atenção aproximar sem tocar na zona afetada) da zona onde foi picado, na maior parte das vezes os benefícios da aplicação do calor na zona em questão fazem-se sentir rapidamente.
Conselhos finais:
- Verificar se a espícula partiu e ficou na pele (é necessário tirar, mas não urgente, é tipo pico do ouriço do mar, já não está a "injetar" veneno);
- Desinfetar o local da picada (como se fosse uma vulgar ferida);
- Nas horas seguintes estar atento ao aparecimento de outros sintomas (inchaço, retorno alastrado da dor, derrames, náuseas, vómitos, etc.) e nesse caso recorrer imediatamente ao serviço de urgência do hospital mais próximo;
- Por fim se conseguir pescar o malfadado peixe-aranha vingue-se e faça dele uma caldeirada!!"

4 comentários:

  1. Felizmente nunca fui picada por nenhum peixe-aranha, no ano passado no Algarve eram pessoas picadas às dezenas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Messy Jessy, também foi no Algarve que me aconteceu e foi a primeira vez!

      Eliminar
  2. Nunca fui picada! E tenho pavor de o ser, dizem que as dores são horríveis! Ficaste bem?

    ResponderEliminar
  3. ML. sim fiquei bem, obrigada!!
    Como fui logo ao banheiro a dor foi controlada...

    ResponderEliminar