>

quinta-feira, 16 de março de 2017

Saca - O filme de Tiago Pires


Ontem ao final do dia soube bem descansar e ver um filme. Já há algum tempo que andava curiosa para ver o filme de Tiago Pires. Um filme mais é jeito de comentário, sobre a vida de um dos maiores surfistas portugueses e que levou Portugal até aos mundiais do surf. O documentário fala sobre a sua carreira a nível do surf e da sua vida pessoal. Um documentário interessante, sobre a vida na alta competição!

Sinopse:
Tiago "Saca" Pires é um ícone do Surfe em Portugal. Depois da estreia em competição (1993) e dos primeiros grandes títulos – campeão nacional sub-14 (1994) e sub-16 (1995) –, 1996 é o ano da sua primeira final no Circuito Nacional. É nessa altura que conhece José Seabra, que passa a ser o seu treinador e mentor. Em 1997, vence os melhores juniores europeus em Hossegor (França), qualificando-se para disputar o título de melhor júnior do mundo na Austrália, no ano seguinte. Também em 1998 consegue o segundo lugar no Mundial Amador ISA (Portugal), sendo derrotado na final por Dean Morrison. Em 1999, vence o título europeu Pro Júnior e começa a concorrer no World Qualifying Series com o objectivo de chegar ao conceituado World Championship Tour, a elite do surf mundial. Em Fevereiro de 2016, depois de vários anos a competir ao mais alto nível, Tiago Pires anuncia o fim da carreira profissional e o adeus ao circuito mundial. A razão apresentada é o nascimento do filho.
Este documentário, com argumento de João Valente e realização do jornalista e surfista brasileiro Júlio Adler, retrata o seu percurso enquanto desportista e mostra de que forma o seu caminho pessoal se entrecruza com a importância dada à modalidade em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário