>

terça-feira, 19 de julho de 2016

Colegas Indesejáveis

Este artigo é muito interessante, aborda uma questão muito interessante, o reconhecimento de alguns sintomas pode melhorar o local de trabalho!! 

1. O cobarde 
O medo é um es­tí­mulo ex­tre­ma­mente po­de­roso. É por isso que os can­di­datos à Pre­si­dência dizem que o seu ad­ver­sário irá "des­truir a eco­nomia"; ou que os anún­cios pu­bli­ci­tá­rios avisam que "fumar mata". No tra­balho, as pes­soas que “ficam com medo” re­correm a com­por­ta­mento ir­ra­ci­onal e pre­ju­di­cial. Os co­legas co­bardes são rá­pidos a culpar os ou­tros e a es­conder erros re­le­vantes. Não con­se­guem dis­tin­guir o que está certo. 

2. O dementor 
Na série de li­vros de Harry Potter, de J. K. Ro­wling, os de­men­tores são cri­a­turas di­a­bó­licas que sugam a alma das pes­soas. Onde quer que o de­mentor apa­reça, tudo se torna es­curo e frio e as pes­soas re­lem­bram os seus pi­ores mo­mentos. Ro­wling afirmou que de­sen­volveu o con­ceito de de­mentor ba­se­ando-se em pes­soas al­ta­mente ne­ga­tivas – o tipo de pes­soas que têm a ca­pa­ci­dade para en­trar numa di­visão e sugar, num ins­tante, toda a vida do am­bi­ente. Os de­men­tores im­põem a sua ne­ga­ti­vi­dade e o seu pes­si­mismo sobre todos ao seu redor. As suas opi­niões são sempre "copo meio vazio". Podem in­jetar medo e pre­o­cu­pa­ções mesmo nas si­tu­a­ções mais fa­vo­rá­veis. 

3. O arrogante
As pes­soas ar­ro­gantes são uma perda de tempo pois veem tudo o que você faz como um de­safio pes­soal. A ar­ro­gância é uma falsa con­fi­ança que muitas vezes oculta grandes in­se­gu­ranças. Uma pes­quisa re­a­li­zada na Uni­ver­si­dade de Akron mos­trou que as pes­soas ar­ro­gantes tendem a ter um pior de­sem­penho e a ser mais de­sa­gra­dá­veis – ten­dendo também a ter mais pro­blemas cog­ni­tivos do que uma pessoa comum. 

4. A pessoa com o "pensamento de grupo" 
Este tipo de pes­soas es­colhe o ca­minho de menor re­sis­tência e é co­nhe­cido por pro­mover a ideia do "sempre fi­zemos assim". Se sente que está a so­frer de la­vagem ce­re­bral por parte de al­guém – tome cui­dado; o status quo não leva ne­ces­sa­ri­a­mente ao me­lhor. 

5. O enganador 
Os en­ga­na­dores são rá­pidos a culpar a falta de opor­tu­ni­dade por não terem cum­prido algo. Os en­ga­na­dores não en­tendem que é a sua ati­tude que os en­gana, não as cir­cuns­tân­cias. 

6. O temperamental 
Al­gumas pes­soas não têm qual­quer con­trolo sobre as suas emo­ções. Podem atacá-lo (a si), pro­je­tando os seus sen­ti­mentos em si e con­si­de­rando-o a causa do seu mal-estar. As pes­soas tem­pe­ra­men­tais têm um mau de­sem­penho pois as suas emo­ções apri­si­onam o seu juízo e a sua falta de au­to­con­trolo des­trói as suas re­la­ções. Seja cau­te­loso em re­lação às mesmas: quando ti­verem um im­pulso, irão uti­lizá-lo para se li­vrarem de emo­ções. 


7. A vítima
As ví­timas são di­fí­ceis de iden­ti­ficar pois no início você sente em­patia com os seus pro­blemas. Porém, com o tempo, co­meça a en­tender que os res­pe­tivos "mo­mentos de ca­rência" são cons­tantes. As ví­timas travam de cada vez que en­con­tram uma mon­tanha di­fícil de atra­vessar. Não veem os tempos com­pli­cados como opor­tu­ni­dades para aprender e crescer; em vez disso, veem-nos como um fra­casso. 

8. O ingénuo 
Você não pode não sentir pena do tipo in­génuo. São os únicos que cuidam dos fi­lhos do chefe na manhã após uma noite de tra­balho... Num do­mingo! Por al­guma razão as pes­soas in­gé­nuas (muitas vezes os no­vatos) nadam com a cor­rente. Não há pro­blema em ne­go­ciar o seu sa­lário, não há pro­blema em dizer “não” ou ques­ti­onar como é que as coisas fun­ci­onam. Ga­nhará muito mais res­peito se se de­fender na hora certa. 

9. O que “pede sempre desculpa”
Por cada pessoa que deve um pe­dido de des­culpas, há outra pessoa que pede des­culpa de­ma­si­adas vezes. As pes­soas que não têm con­fi­ança estão sempre a pedir des­culpa pelas suas ideias e ações. Temem fra­cassar e acre­ditam que pedir des­culpa fun­ciona como uma rede de se­gu­rança. No en­tanto, as des­culpas des­ne­ces­sá­rias des­va­lo­rizam as suas ideias. É im­por­tante que o seu tom de voz e lin­guagem cor­poral re­flitam a im­por­tância das suas ideias. Co­locar uma ideia ou opi­nião como “questão” é tão mau como pedir des­culpa. Se re­al­mente acre­dita que algo me­rece ser par­ti­lhado, par­tilhe-o com con­fi­ança. 

Conclusão 
Ne­nhum destes com­por­ta­mentos é si­nó­nimo de pena de morte para a car­reira. Podem ser eli­mi­nados com me­lho­rias ao nível da in­te­li­gência emo­ci­onal. É apenas ne­ces­sária força de von­tade para me­lhorar.


6 comentários:

  1. Estou a ler o artigo e a conseguir encontrar cada tipo num colega de trabalho...muito bom.

    ResponderEliminar
  2. Adorei este artigo! Super original :) Bom blog, Portugal necessita de mais plataformas como esta para evoluir :) Beijinhos!!

    http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. É impressionante como conseguimos "encaixar" cada personagem em colegas reais.

    ResponderEliminar